sábado, 5 de dezembro de 2015

Livro do Reto ou Livro do Justo - O livro perdido da Bíblia


Muitos livros da Bíblia se perderam, entre eles o famoso O "Livro de Jasher" ou "Livro do Reto" que foi descrito em Josué 10.13 e em II Samuel 1.18.  Acredita-se que foi encontrado o manuscrito do livro, e traduzido para o inglês, o autor original do Livro de Jasher nasceu durante a existência de Moisés, esteve associado a ele e viveu na sua companhia. Portanto, a primeira parte do Livro de Jasher foi escrita por Jasher, com base nos escritos e tradições preservados pelos seus ancestrais.

Este livro de acordo com hipóteses de estudiosos da Bíblia tratava-se de uma antiga coleção poética, atualmente perdida, outra hipótese é aquela definida pela tradição dos judeus, que veem o "livro do justo" (Sefer HaYashar) como o livro de Bereshit (Gênesis), pois os patriarcas (Abraão, Isaac e Jacó) eram chamados "os justos".

O Livro de Jasher é considerado apócrifo ou seja pode ser falso ou sem inspiração, alguns textos indicam sua falta de inspiração, uma vez que reporta usos e costumes contrários à lei de Moisés, quando relata casos de necromancia, feitiçaria, lendas, controle sobre a mente de demônios. 

Neste livro há relatos de eventos ocorridos entre a criação do homem e os dias de Josué. 

Como exemplo tem o capítulo 73 (Jasher 73:28-29): “E Balaão, o mágico, quando viu que a cidade fora tomada, abriu o portão, e ele e seus dois filhos, e oito irmãos, fugiram e retornaram ao Egito, a Faraó, rei do Egito. Estes são os feiticeiros e mágicos que são mencionados no Livro da Lei, que ficaram contra Moisés quando o Senhor trouxe as pragas ao Egito”. 

No Novo Testamento, este livro é citado em II Tm 3:8 que relata: “como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé”. Estes personagens não são mencionados em nenhuma passagem do Antigo Testamento, mas eram conhecidos de Paulo, que tinha, portanto, tido acesso ao Livro de Jasher, onde o assunto é detalhado no seu capítulo 79.

Casos estranhos da Bíblia que tem explicação no Livro de Jasher

- Sara, depois do nascimento de Isaque pede que Abraão se livre de Agar e Ismael, no que Abraão lhe ouve, conforme relato de Gn 21.

Parece que Sara é uma mulher ciumenta e de pouca paciência, mas Jasher esclarece o fato mostrando que Ismael tencionava matar Isaque, fato que foi presenciado por Sara, que não teve outra alternativa senão fazer o que fez.

- Quando Moisés retornava ao Egito a fim de libertar o povo, conforme Êx.4:24-26: “E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou, e o quis matar. Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário. E desviou-se dele. Então ela disse: Esposo sanguinário, por causa da circuncisão”.

Segundo Jasher, Moisés tomara Zípora, sua esposa, e seus dois filhos, Gerson, o primogênito, e Eliezer, o mais novo, e no caminho para o Egito encontra-se com um anjo do Senhor que tenta matá-lo. 

Jasher explica que Moisés havia circuncidado Eliezer, o mais novo, mas não circuncidara Gerson, seu primogênito, por conta de um costume aprendido na casa de Faraó onde fora criado, rompendo desta forma o pacto feito por Deus com Abraão, razão pela qual o anjo se opõe a ele. Zípora circuncida seu filho livrando Moisés das mãos do anjo. Há muitos outros eventos em Jasher que têm este mesmo valor. 

Este livro parece muito interessante, podendo ser usado apenas para o enriquecimento do estudo, não levando a sério como regra de fé, pois é considerado apócrifo pelos estudiosos da Bíblia. 

Com Informação de cronologiadabiblia

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bela pesquisa. Os livros apócrifos como conhecimento histórico são excelente. Esse em especial (encontrado e traduzido) não é exceção a regra. As hipóteses levantadas aqui são todas plausíveis, muito embora não tenha confirmação bíblica, contudo, me parecem válidas uma vez que não alteram em nada as principais doutrinas bíblicas. Tudo bem feito e bem escrito. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da matéria. Excelente! Gostaria de contribuir com uma pequena correção. O texto que trata da volta de Moisés ao Egito é Êxodo e não Gênesis. Parabéns e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. La em cima ta escrito errado, ta I Samuel 1:18, mas na verdade ta escrito em II Samuel 1:18

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Marcadores

1 milhão na conta Ações Ações ON Ações PN Adsense África Agrotóxico Alergia Alienígenas Alimentação Alimentos Amoníaco Antigo Testamento Anvisa Aposentadoria Arrebatamento Auxílio a Lista Batata Benzeno Bíblia BMPO Brasil Canabidiol Capitalismo Carmim de cochonilla Carne Carros CDB CDI Cemig Certidões Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) Construção Conta de Água Conta de Luz CPMF Crise Econômica Cristão Debênture Depressão Deputados Dinheiro Dinheiro recebidos do Exterior Dinossauro Dízimo Documentos roubados Economia Egito ENEM Esgoto Evangelhos Gnósticos Febre Amarela FGTS FMI Formaleído. Ar Fosfoetanolamina Fundo de Índice (ETF) Fundo de Investimento Imobiliário Fundo Partidário Futebol Futurismo Game of Thrones Garantia Gorduras Horário de Verão ICMS Imóveis Impeachment Imposto Imposto de Renda 2015 Inflação Inovação Inseto Intercambialidade Intoxicação alimentar Investimento IRPF Jesus Judeus Judeus Sefarditas LCA LCI Lei Leite Livro de Reto Lua Marte Medicamento de Referência Medicamentos Controlados Medicamentos Similares Messias Multas de Trânsitos Nasa Natureza Nefilins Novo Testamento ONU Ouro PASEP PIB Pirâmides PIS PIS 2014 PIS 2015 Pokémon Go Política Poluição Poupança Produtos controlados Programa Farmácia Popular do Brasil Refrigerante Registro de Imóvel Religião RMNRA RMNRB2 Sábado Salário mínimo Saúde Sedentarismo Seguro-Desemprego 2015 Serviços Gratuitos SNGPC Sol Tecnologia Teorias Terra Terra Plana Tesouro Direto (Títulos Públicos Federais) TPM Trabalho Transtorno Bipolar Tricloroetileno Tubarão Branco Usiminas Veículos Xileno