Livro do Reto ou Livro do Justo - O livro perdido da Bíblia


Muitos livros da Bíblia se perderam, entre eles o famoso O "Livro de Jasher" ou "Livro do Reto" que foi descrito em Josué 10.13 e em II Samuel 1.18.  Acredita-se que foi encontrado o manuscrito do livro, e traduzido para o inglês, o autor original do Livro de Jasher nasceu durante a existência de Moisés, esteve associado a ele e viveu na sua companhia. Portanto, a primeira parte do Livro de Jasher foi escrita por Jasher, com base nos escritos e tradições preservados pelos seus ancestrais.

Este livro de acordo com hipóteses de estudiosos da Bíblia tratava-se de uma antiga coleção poética, atualmente perdida, outra hipótese é aquela definida pela tradição dos judeus, que veem o "livro do justo" (Sefer HaYashar) como o livro de Bereshit (Gênesis), pois os patriarcas (Abraão, Isaac e Jacó) eram chamados "os justos".

O Livro de Jasher é considerado apócrifo ou seja pode ser falso ou sem inspiração, alguns textos indicam sua falta de inspiração, uma vez que reporta usos e costumes contrários à lei de Moisés, quando relata casos de necromancia, feitiçaria, lendas, controle sobre a mente de demônios. 

Neste livro há relatos de eventos ocorridos entre a criação do homem e os dias de Josué. 

Como exemplo tem o capítulo 73 (Jasher 73:28-29): “E Balaão, o mágico, quando viu que a cidade fora tomada, abriu o portão, e ele e seus dois filhos, e oito irmãos, fugiram e retornaram ao Egito, a Faraó, rei do Egito. Estes são os feiticeiros e mágicos que são mencionados no Livro da Lei, que ficaram contra Moisés quando o Senhor trouxe as pragas ao Egito”. 

No Novo Testamento, este livro é citado em II Tm 3:8 que relata: “como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé”. Estes personagens não são mencionados em nenhuma passagem do Antigo Testamento, mas eram conhecidos de Paulo, que tinha, portanto, tido acesso ao Livro de Jasher, onde o assunto é detalhado no seu capítulo 79.

Casos estranhos da Bíblia que tem explicação no Livro de Jasher

- Sara, depois do nascimento de Isaque pede que Abraão se livre de Agar e Ismael, no que Abraão lhe ouve, conforme relato de Gn 21.

Parece que Sara é uma mulher ciumenta e de pouca paciência, mas Jasher esclarece o fato mostrando que Ismael tencionava matar Isaque, fato que foi presenciado por Sara, que não teve outra alternativa senão fazer o que fez.

- Quando Moisés retornava ao Egito a fim de libertar o povo, conforme Êx.4:24-26: “E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou, e o quis matar. Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário. E desviou-se dele. Então ela disse: Esposo sanguinário, por causa da circuncisão”.

Segundo Jasher, Moisés tomara Zípora, sua esposa, e seus dois filhos, Gerson, o primogênito, e Eliezer, o mais novo, e no caminho para o Egito encontra-se com um anjo do Senhor que tenta matá-lo. 

Jasher explica que Moisés havia circuncidado Eliezer, o mais novo, mas não circuncidara Gerson, seu primogênito, por conta de um costume aprendido na casa de Faraó onde fora criado, rompendo desta forma o pacto feito por Deus com Abraão, razão pela qual o anjo se opõe a ele. Zípora circuncida seu filho livrando Moisés das mãos do anjo. Há muitos outros eventos em Jasher que têm este mesmo valor. 

Este livro parece muito interessante, podendo ser usado apenas para o enriquecimento do estudo, não levando a sério como regra de fé, pois é considerado apócrifo pelos estudiosos da Bíblia. 


- Use o cupom de desconto do Google Play para primeira compra!!!




Com Informação de cronologiadabiblia

17 comentários:

  1. Bela pesquisa. Os livros apócrifos como conhecimento histórico são excelente. Esse em especial (encontrado e traduzido) não é exceção a regra. As hipóteses levantadas aqui são todas plausíveis, muito embora não tenha confirmação bíblica, contudo, me parecem válidas uma vez que não alteram em nada as principais doutrinas bíblicas. Tudo bem feito e bem escrito. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da matéria. Excelente! Gostaria de contribuir com uma pequena correção. O texto que trata da volta de Moisés ao Egito é Êxodo e não Gênesis. Parabéns e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. La em cima ta escrito errado, ta I Samuel 1:18, mas na verdade ta escrito em II Samuel 1:18

    ResponderExcluir
  4. Estava lendo aqui a bíblia pela segunda vez e vi aqui sobre o livro do reto pesquisei e vim parar aqui, muito bom o texto porém não sabemos a verdade a fundo!

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Na Amazon você encontra uma versão em português.

      Excluir
  6. Muito interessante, mais afinál o livro existe ainda como tanta informação se é perdido, essa versav em inglês existe de fato?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita-se que foi encontrado o manuscrito do livro, e traduzido para o inglês.

      Excluir
  7. Boa tarde Muito bem explicado gostei,cresci mais em conhecimento.

    ResponderExcluir
  8. Eu acredito que seja inspirado sim...não é porque não está na Bíblia que não seja inspirado...se não fosse inspirado não estaria escrito em Josué...tem muitas coisas que Jesus fez também que não estão escritos na Bíblia...e por isso não seriam inspirados também?!Bom...essa é minha opinião!!!

    ResponderExcluir
  9. Pelo que eu li ele é inspirado sim senão não taria escrito em Josué. E traz com bastante detalhes a história do Gênesis. Os senhores do mundo que não o quiseram na bíblia, sabe se lá o pq

    ResponderExcluir
  10. Qual o autor do Livro do Reto? Procurei na Amazon, mas não encontrei. Tenho interesse nele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um muito bom no Play Livros - Mistérios e Curiosidade da Bíblia

      Excluir

Já disponível para baixar!



Leia mais