Receita para tirar o Agrotóxico dos Alimentos

Sabemos que o Brasil é o campeão em uso de agrotóxicos, sendo que o consumo atual tem sido superior a 300 mil toneladas de produtos comerciais. São consumidas anualmente cerca de 130 mil toneladas no país; representando um aumento no consumo de agrotóxicos de 700% nos últimos quarenta anos, enquanto a área agrícola aumentou 78% nesse período. 

Os alimentos contaminados com agrotóxicos, traz varias doenças ao ser humano, produtos com fórmulas químicas maléficas ao corpo humano podem causar alergias, dores no corpo e, em casos mais graves, o câncer. 

Além desses problemas para a saúde, o meio ambiente também é fortemente afetado com a contaminação do solo, rios, lençóis freáticos e mananciais.

Diante destes problemas o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, realizado pela Anvisa, constatou que 29% das amostras analisadas possuíam irregularidades, como agrotóxico não autorizado no Brasil ou em quantidade superior à permitida.

A melhor forma de prevenir este mal é tomar alguns cuidados, preferindo alimento de origem orgânica, a famosa horta familiar. 

Abaixo os alimentos que mais recebem substâncias perigosas para seu cultivo. As porcentagens apontadas no ranking abaixo são referentes à quantidade de amostras contaminadas por toxinas provenientes de produtos utilizados na agricultura brasileira.

- Pimentão (80,0%)
- Uva (56,40%)
- Pepino (54,80%)
- Morango (50,80%)
- Couve (44,20%)
- Abacaxi (44,10%)
- Mamão (38,80%)
- Alface (38,40%)
- Tomate (32,60%)
- Beterraba (32,00%) 

Dica para Retirar Agrotóxico dos Alimentos

Veja como tirar o agrotóxico dos alimentos que vão para a sua mesa, tais como legumes, frutas e verduras. 

- Para cada litro de água, misture 5ml de iodo, e deixe os alimentos imersos nessa solução. 
- Após 1 hora, lave-os em água corrente, e consuma-os ou guarde-os sem receio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já disponível para baixar!



Leia mais