Inferno, como é descrito na Bíblia?




Há muitas dúvidas sobre o sobre o Inferno, veja algumas explicações sobre o lugar de tormento baseado em versículos bíblicos.

De acordo com várias pesquisas, todo mundo tem medo de morrer e ir para o inferno (tormento), mas muitas vezes nem sabe o que é. Na bíblia existe a definição, porém pode ser explicado dependendo do contexto, e o significado pode ser diferente.

No Novo Testamento, há três palavras diferentes, no grego, que são traduzidas pela mesma palavra INFERNO em português, são elas: HADES, GEENA e TÁRTARO.

- HADES é o SHEOL do Antigo Testamento

É o lugar onde os espíritos dos mortos aguardam a ressurreição.

- GEENA

Refere-se ao inferno em relação ao castigo eterno. É o lugar para onde irão os injustos após o julgamento do Grande Trono Branco.

- TÁRTARO

Usado para referir-se à prisão dos anjos caídos (Jd v. 6).

- Alguns texto que fala sobre o Inferno

- É diferente do céu (Mt 11.23).

- A igreja de Cristo irá triunfar sobre inferno (Mt 16.18).

- De acordo com a parábola do Rico e Lázaro no inferno há vida consciente e sofrimento eterno (Lc 16.23).

- Deus tem poder de matar o corpo e lançar a alma no inferno (Mt 10.28).

- A indisciplina dos nossos membros pode ser causa de condenação do corpo ao inferno (Mt 5.29).

- Não há escape do inferno para o impenitente (Mt 23.33).

- O inferno será um lugar de sofrimento eterno e de eterna separação do Salvador (Mt 13.42,49,50; 25.41).

- Onde está localizado o inferno?


Muitos tem dito que o inferno é uma caverna escura e de cor preta devido a fumaça do fogo que não tem janelas para sair (Pv 15.24), está localizado no interior da Terra, mas pode ser apenas a sepultura após a morte.

A sepultura por ser um lugar escuro, é proposto que o fogo do inferno é um fogo muito escuro que queima sem alumiar, um fogo sem luz (Pv 9.18; Sl 9.17; S. Mt 13.42-43).

O inferno é também um lugar de sujeira, tipo depósito de lixo, onde vermes e bichos e fezes estarão lá para atormentar as almas perdidas (Sl 75.8 e Mc 9.45-46).

É um lugar de sofrimento, de sujeira, de angústia, remorso, de gritos e lamentos, é o suplício eterno.

O Senhor depois que morreu desceu as partes mais baixas da Terra, cumprindo assim as profecias do AT (Salmo 16.10 e 49.15) e pregou para os espíritos em prisão no inferno (1ª Pd 3.19-20). O Senhor Jesus levou aquelas almas perdidas, uma mensagem de advertência, condenando a rebeldia e o pecado como ouviram as últimas palavras de Noé.

Mas, o mesmo apóstolo Pedro nos diz em sua carta, 2ª Pd 2.4, que Deus não perdoou os anjos caídos, quando o Senhor desceu até ao inferno esses anjos também tiveram de ouvir da vitória de Cristo sobre Satanás.

Os “anjos que pecaram” (2ª Pe 2.4), são os anjos maus que pecaram antes da queda da humanidade, em Gênesis 3. De qualquer maneira, o ponto é que, se Deus julgou anjos maus, certamente Ele irá julgar os ímpios também.

Quando o Senhor ressuscitou na manhã do terceiro dia, Ele trouxe de lá de baixo das profundezas da terra duas coisas:

Ele transportou as almas dos salvos para o paraíso celestial (Ef 4.8-10; 2ª Co 12.1-4), ou seja, houve uma mudança no mundo dos espíritos e que o lugar ocupado pelos justos que aguardam a ressurreição foi traslado para as regiões celestiais.

- Lugar destinado aos impios

Lucas 16.23 - Ímpios falecidos:

a) Estão num lugar fixo.
b) Continuam vivos e conscientes.
c) Estão separados de Deus.

Em 2ª Pedro 2.9 - Ímpios falecidos estão reservados para o castigo eterno. Portanto, o que estão ensinando sobre os mortos (justos ou ímpios) se encontrarem na sepultura, em sono profundo e em estado de inconsciência, não tem apoio nas Escrituras.

Vários cristãos tem debatido se quando morremos vamos para o sono eterno, ou aguardamos no inferno o julgamento do Grande Trono Branco (ímpios), porém podemos concluir que a melhor coisa é aceitar Jesus como Salvador para se livrar da condenação final, seja no Juízo Final ou mesmo após a morte física.

- Deixe seu comentário e diga em que acredita... não esqueça de citar algum versículo bíblico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já disponível para baixar!



Leia mais