Febre Amarela - Já tomei uma dose, devo vacinar de novo?


Casos de febre amarela tem aumentado muito na região de Minas Gerais, mais de 38 mortes e 133 casos relacionados à doença são investigados pelo Ministério da Saúde.

O vírus da febre amarela é transmitidos pelos mosquitos Haemagogus ou Sabethes. Por enquanto, não foi detectada a transmissão da doença pelo Aedes aegypti.

O vírus da febre amarela não é transmitido de pessoa para pessoa, apenas pela picada de mosquitos infectados.

A epidemia está entre os macacos da mata. O homem adentrando ou estando próximo é picado pelo mesmo mosquito e adquire a doença. 

Nas áreas de recomendação para a vacina da febre amarela, as crianças devem tomar a imunização aos 9 meses de idade e, depois, aos 4 anos. Quem tomar a primeira dose depois dos 5 anos deve receber um reforço dez anos mais tarde 

Quem deve tomar a vacina


Por causar reações, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomenda a vacina para pessoas com doenças como:

- Lúpus;

- Câncer;

- HIV, devido à baixa imunidade;

- Quem tem mais de 60 anos;

- Grávidas;

- Alérgicos a gelatina e ovo.

Doses necessárias para ficar Imune a Febre amarela


É importante se vacinar duas vezes - a segunda dose deverá ser tomada depois de 10 anos. Depois disso, a pessoa ficará imune por toda a vida.

Para áreas epidêmicas da doença, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que é necessária apenas uma dose – a chance de o corpo entrar em contato com doença por uma segunda vez antes de perder a proteção é grande. Tal contato reforça a criação de anticorpos e funcionaria como uma segunda dose.

Apenas uma dose da vacina da febre amarela é suficiente para proteger contra a doença por toda a vida, mas o Ministério da Saúde continua a indicar duas doses. A medida vale para quem mora nas áreas de recomendação e para quem vai viajar para elas.

Especialistas brasileiros consideram que a imunização em duas doses é uma estratégia de prudência. Pela recomendação do ministério, a primeira dose garante proteção por dez anos. Mas, para uma imunização definitiva, para toda a vida, é preciso aplicar uma segunda dose, de reforço.

A OMS alega ter realizado uma revisão de estudos que mostram a eficácia de apenas uma dose, mas existem estudos brasileiros localizados que evidenciam o contrário.

Com base em estudos que mostram que surtos em geral podem ser contidos com apenas uma dose, a OMS teria tomado a decisão de recomendar a dose única.

Efeitos adverso da vacina

A maioria das pessoas que toma a vacina da febre amarela não sente nada. Mas uma a cada 300 mil ou 400 mil desenvolve algum sintoma relacionado à febre amarela.

Quando sabe-se que o vírus circula por determinado lugar, o benefício de se vacinar supera o risco. Mas, quando o vírus não é encontrado na região, não tem motivo para se expor a esse risco. É basicamente por causa desses efeitos adversos que não se coloca a imunização contra febre amarela como política de vacinação em todo o país.

Fonte: G1, O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já disponível para baixar!



Leia mais