O que pode mudar na sua Aposentadoria com a Reforma da Previdência


O governo Temer já apresentou o projeto de Reforma da Previdência. Veja as principais propostas de emenda constitucional:

- A idade mínima será de 65 anos e pelo menos 25 anos de contribuição à previdência.

- Para receber 100% do valor, terá que contribuir por 49 anos, mesmo com os 65 anos de idade.

- A regra será a mesma para homens e mulheres, servidores públicos, políticos e trabalhadores de empresa privada.

- Trabalhadores mais velhos vão ter uma regra de transição, podendo se aposentar antes dos 65 anos, os homens com 50 anos ou mais e mulheres com 45 anos ou mais só terão de trabalhar 50% a mais do que falta hoje para sua aposentadoria. Porém para receber a aposentadoria integral será preciso contribuir por 49 anos.

- Pela proposta quem já está aposentado não precisa preocupar, já tem o direito adquirido e não acorrerá nenhuma mudança no valor do beneficio.

Regras Atuais para Aposentar

Pelas regras atuais não existe idade mínima para aposentadoria por tempo de contribuição que é 35 anos para homem e 30 para mulheres, já a aposentadoria por idade é de 65 anos para homens e 60 para mulheres.

Com a mudança proposta será bem mais difícil conseguir 100% do valor integral da aposentadoria, visto que 49 anos é muito tempo. O governo precisa entender que é um aumento exorbitante 14 anos a mais de contribuição. Por exemplo, geralmente os jovens começam a trabalhar com 20 anos, então para conseguir aposentar terá que contribuir durante 49 anos, ou seja vai aposentar aos 69 anos e isto se não ficar desempregado.

O pior poderá ocorrer com a mudança das leis trabalhistas que visa flexibilizar o horário de trabalho, a mudança poderá ajudar somente aos empresários que irão contratar somente nos horários que necessitam e o trabalhador sofrerá com a diminuição do tempo de trabalho e conseqüentemente o salario será menor.

O congresso deve analisar estes projetos de mudança previdenciária e trabalhista pensando no trabalhador, por que neste país quem perde é o lado mais fraco da economia que é os trabalhadores de 1 salario minimo. É preciso um estudo mais detalhado da situação da previdência, não é atoa que o STF poderá exigir que seja feito, pois trabalhar 49 anos não é muito fácil não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já disponível para baixar!



Leia mais